Tons escuros

bem trabalhados

“Não gosto de nada tradicional, branco ou bege. Quero tudo preto, com uma estética bem contemporânea.” Esse foi o briefing para este apartamento de 95m2, que ganhou tanto espaço na reforma que fez até com que seus moradores desistissem de uma velha ideia: se mudar para um ainda maior.

As alterações chave do projeto foram a integração da varanda, a demolição de um dos quartos e a abertura da cozinha, que possibilitou uma ilha com cooktop e bancada para refeições rápidas. Alem disso, uma bancada retrátil na lateral da ilha cria mais área útil quando necessário.

Painel metálico esconde o varal sem perder a luz

A mesa de jantar na varanda integrada faz desse ambiente o ponto principal para refeições em família e amigos. Trouxemos um pouco de frescor com o verde do jardim vertical de irrigação automática. Onde anteriormente era um segundo acesso à lavanderia, virou um armário espelhado profundo para armazenar os equipamentos esportivos volumosos dos moradores.

Eliminar um dos quartos ampliou o espaço da sala mas deixou a área exposta, sem um hall privativo para os quartos. Para resolver o problema, lançamos mão de um painél de madeira com portas ocultas que envolve a parede do home theater.

O home office fica logo na entrada do apartamento e é muito utilizado pelos moradores. Para que essa área fosse funcional e visualmente interessante, desenhamos um móvel com detalhes de iluminação que valoriza a textura da parede.